Soccer City – Johannesburg

O Mundo da Copa do Mundo tem a honra de aprensetar a todos os estádios-sedes do Mundial de 2010.

Hoje vamos falar do principal estádio do torneio:

O Soccer City

Antigo FNB Stadium (First National Bank Stadium), fica na cidade de Joanesburgo (dei a idéia pra minha cunhada abrir uma lanchonete temática durante a Copa próximo aos Fan Fests, chamada Joana’sBurger, acho que ela não me ouviu).

O estádio em questão irá receber, entre outras partidas, ainaugural e a grande final.

O que faz dele a menina dos olhos da organização e o prato principal das 32 seleções.

O Mandelão (como seria chamado se fosse no Brasil) foi construído em 1987, e dispunha de 88.000 espectadores. Foi parcialmente demolido para o mundial de 2010, e sua capacidade ampliada para 94.700 espectadores sentados, o que o converte no maior estádio do continente africano.

Uma vez reformado, voltará a receber as partidas internacionais dos Bafana Bafana, atualmente comandada pelo nosso velho conhecido, Rei do 0x0, Carlos Alberto Parreira, o Parreira.

No Soccer City foi disputado a final da Copa das Nações Africanas de 1996, na qual a seleção da casa sagrou-se campeã… Sem o Parreira.

Também tem sido cenário do primeiro discurso inumerável de Nelson Mandela, depois sua liberação em 1990.

O gramado abrigará em 11 de junhode 2010 a partida inaugural do campeonato, e depois quatro partidas da primeira rodada, uma partida das oitavas de final, outra das quartas de final e a grande final. Ao que parece não precisava de mais estádios.

O estádio se tem submetido a uma importante renovação para o torneio, com um novo desenho inspirado na cerâmica tradicional africana. (seja lá o que for isso).

O nível superior se estenderá em todo o estádio para aumentar a capacidade para 94.700 espectadores, com 99 suítes executivas. Instalações pra pistolão nenhum botar defeito.

Inclui a construção de uma cobertura elíptica, novas instalações de vestuários e nova iluminação.

E antes mesmo do torneio começar, já tem gente soltando fogos, as obras foram adjudicadas (isso que é palavra bonita, né?) ao consorcio Grinaker-LTA.

Copa do Mundo é uma beleza, pois como diria o velho Lobão:

O riso corre fácil, quando a grana corre solta

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário